domingo, junho 18, 2006

Reflexão sobre a torcida brasileira

Bom, depois de ter comentado sobre a torcida japonesa, esquisitíssima (veja 4 posts abaixo), agora é a vez da torcida do Brasil-sil-sil.

Esta, por sua vez, também é bem esquisita, acredite. Na minha opinião a torcida e a mídia no Brasil são alguns dos principais obstáculos para o Brasil conseguir o hexa. Não sei porque, mas o brasileiro tem uma necessidade de criação e de posterior destruição de heróis. De fora do Brasil dá para perceber bem esse fato, com a destruição do Ronaldo Fenômeno - o Gordo, como está na moda chamá-lo agora.

O Ronaldo não tem nada para provar, para ninguém. A Copa passada foi dele e de Rivaldo, assim como em 98 o Brasil só chegou à final por causa dele. Na Copa passada inclusive a torcida malhava ele e o Felipão, dizendo que o Romário tinha que ir de qualquer jeito - e aí o Ronaldo, que voltava de contusão, mostrou para todos que ele foi capaz. Agora ele está voltando de uma contusão novamente e precisava de ritmo de jogo, ainda teve o problema de bolhas e tudo. E dá-lhe pressão concentrada nele. E ainda a encheção de saco da "balada" em Weggis, onde foram relaxar naquela discoteca que deve ser minúscula.

Pessoal, ele não se apresentou bem no primeiro jogo, mas também metade do time não jogou bem. O Adriano, por exemplo, chutou só uma vez também, mais nada. Ainda merecia cartão por ter derrubado aquele croata na lateral. A defesa do Brasil, tão criticada também, acho que foi uma das melhores até agora. Lúcio amadurecido, Dida consciente, Roberto Carlos ajudando mais na defesa... Mas também não merece destaque no Brasil. Só críticas.

Outros exemplos de destruição de heróis já vimos, Guga, Senna, Daiane, por aí vai. O Guga tem um carisma fora de série, é muito gente boa (quem não se lembra dele desenhando o coração em Roland Garros?). Para deixar esse cara desanimado, é porque encheram muuito o saco dele. A Daiane errou em Sidney e começou a encheção - ela apenas disse: eu errei, ué. Sobre o Senna, volta e meia aparece nego dizendo que ele era gay, ou que o Schumacher botava ele no bolso, ou isso, ou aquilo.

Enquanto isso, os ingleses se orgulham do seu selecionado, apoiando com suas canções em plenos berros. Os argentinos levam em campo bandeiras do Messi e Tevez (reservas!). Os alemães apóiam, até o último segundo. E em Brasil 1 x 0 Croácia, brasileiros vaiando e croatas aplaudindo... Lembro em 2002 também, no amistoso no Morumbi, a torcida atirando as bandeirinhas do Brasil no campo...

Não é à toa que o Dunga (outro que encheram o saco) levantou a taça em 94 e gritou "Porra! Essa é pra vocês, seus traíras!". Muito esquisito né!?

Nenhum comentário: