segunda-feira, janeiro 15, 2007

Ayuthaya - Tailândia

Ayuthaya é a antiga capital do país, que foi destruída por Burma (Myanmar). Fica a cerca de 90Km de Bangkok, um passeio que vale a pena.


Lá está o Buda Deitado, a escultura que mostra o exato momento em que o Buda entra em nirvana (ou paranirvana, nunca sei direito) antes da morte. Este é o original, o Buda Deitado de Bangkok é na verdade uma réplica deste.


E não é que olhando para o Buda tive uma iluminação! Sim, e lembrei de minha adolescência e da fase do Sagat no Street Fighter - o game arcade, ou fliperama, mais famoso na época... Olha só a comparação das telas... estão lá o Buda e as ruínas, puxa vida.


As ruínas da cidade são impressionantes, me lembraram muito o Foro Romano lá em Roma. Ver tudo destruído é algo bonito mas ao mesmo tempo bem triste. Bom, pode ser que algum dia o Mel Gibson faça um filme sobre a história antiga da Tailândia também, quem sabe?

A cabeça do Buda que está no meio das raízes da árvore é outro mistério. Ninguém sabe ao certo a história desta cabeça, e o povo prefere acreditar que é puro milagre mesmo. Fascinante, não?

Nenhum comentário: