quarta-feira, agosto 01, 2007

Enguia, nham

Claro que não é só de coisas brasileiras que vive Hamamatsu. Esta região é considerada a região onde se come a melhor enguia (unagui, unagi) do país. Não confunda unagi, a enguia de rio, com anagô, a enguia do mar (ou será que é o contrário? Sempre confundo).

O unagi é preparado grelhado, com bastante molho agridoce. Depois é servido com uma grande porção de arroz branco. Este prato recebe o nome de unagi-jyuu, porque vem num recipiente quadrado. Se fosse redondo, seria unagi-don.

O prato é bastante energético, e considerado completo. Diz-se que se consumido no início do verão, ele evita o natsu-batê, que é a leseira de verão, a moleza que dá com este calor úmido. Olhe como o Japão é gozado, tem até o dia oficial para isso, dia 30 de julho. Chama-se doyouno-ushino-hi. A crença diz que se você comer o unagi neste dia, evitará o natsu-bate. Que doido né.


Comemos o unagi em um restaurante bem tradicional em frente à estação de Hamamatsu. Os acompanhamentos eram sopa de fígado da enguia, um mushi de ovos e camarão, e melão de sobremesa. Ah, e chá verde e conservas também, é claro.

Hamamatsu tem um doce típico também, que é o unagi-pai (do inglês pie, torta), que vem a ser um biscoito feito com manteiga e ossos de enguia. Leve, crocante e fez o maior sucesso com o pessoal de Hiroshima.

Nenhum comentário: