quinta-feira, agosto 10, 2006

The Cities Book


Comprei o Cities Book, editado pelo Lonely Planet. O livro é um show, tem fotos bem bacanas, e traz um ranking com as melhores 200 cidades do mundo para se visitar. Cada cidade vem exibida em duas páginas, com fotos e uma ficha que contém apelidos, pontos fortes, pontos fracos, o típico habitante da cidade, filmes em que a cidade aparece, etc.

O ranking é bem discutível, como qualquer outro, mas o legal é que o Japão aparece com 3 cidades: Tokyo, Kyoto e... Hiroshima! Fiquei bem contente com a indicação e a ficha descreve bem a Cidade da Paz, embora as fotos sejam um tanto antigas. Achei engraçado este trecho: produtos de exportação: votos de paz e Mazdas (a fábrica fica aqui). Ah, Hiroshima está na posição 133.

Agora, achei fraca a participação do Brasil no ranking, apenas com Rio (17) e Salvador (62). Eu colocaria tranquilamente São Paulo, Floripa e Ribeirão Preto na lista também! Escolhendo apenas dentre as cidades que conheço, claro. Perguntinha besta de terceiro-mundista traumatizado: Será que os autores ingleses não confundiram São Paulo com Buenos Aires (16) ou Cidade do México (29)? Sacanagem.


Salvadô aparece como Salvador da Bahia, que é como os gringos a conhecem.

Nenhum comentário: