quarta-feira, junho 13, 2007

Mudança - procurando casa


Pessoal, foi mal o sumiço nas últimas semanas. Estive de mudança, uma correria só (meu departamento está sendo transferido de Hiroshima para Yokohama). Mas, aprendi bastante coisa nova também.

Para procurar outro imóvel foi uma loucura, ainda mais em outra cidade. Em geral os sites de imobiliárias aqui são muito bons. Mas não tem jeito, só olhando o local é que se tem idéia melhor das condições da propriedade. E tem alguns conceitos diferentes, por exemplo a nomenclatura dos imóveis: 2DK, 3LDK, 1K... O "L" significa Living, "D" quer dizer Dining e "K" é Kitchen (sim, tudo em inglês mesmo). O número quer dizer quantidade de quartos. Assim, um 3LDK é o 3 quartos com sala e cozinhas separadas. O 1K é a quitinete, como chamamos no Brasil.

A área é dada em metros quadrados - mas a área de cada cômodo, por tatames, ou jou (!). Aliás, até os tapetes e carpetes são vendidos por jou.

O banheiro onde tem a privada é separado de onde há a pia, e de onde está o ofurô. E geralmente a máquina de lavar roupa está bem próxima de onde estáo ofurô, pois é lá que se seca a roupa em dias chuvosos.

E uma coisa que toma muito tempo é tirar e pôr os sapatos a cada vez em que se visita um imóvel, pois como é sabido, não se entra em hipótese alguma de sapatos em alguma casa japonesa - mesmo que seja vazia. As imobiliárias mais chiques até providenciam um chinelinho para uso do cliente...

Ah, outra coisa importante é que o imóvel seja face sul, para pegar sol durante a maior parte do dia - o inverso da face norte no Brasil né!

Enfim, decidimos por um 3LDK nas redondezas de Yokohama, perto do mar. E estarei pagando uma pequena fortuna pelo estacionamento, que é bem caro por aquelas bandas! (a fotinha lá em cima é a vista do quarto, dá pra ver até a região da Landmark Tower).

Nenhum comentário: