domingo, março 18, 2007

Uma noite no izakaya

Estas viagens de negócios são muito cansativas, e rola muita pressão. Mas, claro que tem seu lado bom também. Geralmente vamos jantar com os próprios diretores, e por conta da empresa. E é aí que os engenheiros (peãozada) fazem a festa.

Fomos jantar num izakaya típico de Aichi-ken, a província de Nagoya. O izakaya é o tipo de bar que serve uma grande variedade de comida, e os pratos vêm em porções pequenas para serem divididos em grupo. Assim, em uma refeição se pode provar vários pratos da culinária japonesa.

E foi aí que comi as iguarias mais exóticas no Japão. Tirei algumas fotos, para espanto dos japoneses, que dizem que tiro mais fotos que japonês (!).
Em sentido horário: Nesta foto tem rolinhos de primavera de queijo camembert, sashimi de cavalo (!), asinhas de frango no molho de soja e sashimi de frango (!). Sim, carnes de cavalo e de frango cruas. Disseram que é até meio perigoso, tem que ser fresquíssimo e de boa procedência. O sabor da carne de cavalo é forte, e não me lembrou de nenhuma outra carne. O sashimi de frango é consumido com molho shoyu e uma pasta de ameixas.
Nesta foto abaixo, lula cozida e um prato variado de espetinhos. Perguntado se eu gostava de lula, disse que até o presidente do meu país se chamava Lula, para maior espanto geral ainda.


Este prato abaixo é o tal bacon de baleia, parece que é retirado da pele do bicho. É acompanhado de mostarda japonesa e maionese, além do shoyu. Ok, eu sei, não é lá muito ecológico, sorry Greenpeace.


Tudo isso regado a muita e muita cerveja, em reuniões como estas é que se conhece a fundo os colegas de trabalho pois eles bebem muito e falam de tudo, incrível. E no dia seguinte, todos estão cedo no escritório, com a fisionomia séria e concentrada, e sem um mínimo de cara de ressaca. Pode?

Nenhum comentário: