quarta-feira, julho 26, 2006

Beppu, Japão

Tirei folga na sexta-feira e fomos viajar para Beppu, a capital do onsen no Japão. Fica lá em Kyushu, que é aquela ilha que fica mais ao sul do arquipélago.


As casas de banho estão espalhadas pela cidade. Toda a região está sobre solo com intensa atividade vulcânica, e em vários pontos se vê o vapor saindo da terra - o que confere um ar até sombrio para a cidade.



As águas são indicadas para tratamento de doenças ósseas, reumatismo, de pele, etc. Não se deve enxaguar o corpo depois de se banhar nessas águas, veja só.
Na foto, o Takegawara Onsen, que tem quase 80 anos, onde entrei no ofurô e fiz o banho de areia vulcânica. Deitamos na areia que está a 42 graus, e uma senhora simpática nos enterra até o pescoço, e ficamos nesse "forno particular" por uns 15 minutos. Dormi gostoso, parece que até ronquei lá. Também pudera, aquilo parecia um super edredom pesado e quente. De vez em quando a senhora vinha para enxugar o suor na minha testa. Ainda bem que não deu nenhuma coceira em nenhum lugar né! Ah, detalhe: nesses 15 minutos emagreci 2 kg, é mole?



Além dos onsens, a cidade é célebre pelos 8 "infernos". São pontos em que os vapores saem da terra fazendo diferentes formações, como lagos de água quente, lagos de lama quente, etc. O clima é meio jurássico, a paisagem parecia pré-histórica.
Detalhe: a turma lá até aproveita os vapores, que têm um pouco de cheiro de enxofre, para cozinhar ovos, que ficam quase pretos. É um barato. Não, não comi, obrigado!

Nenhum comentário: