terça-feira, julho 04, 2006

Sayonara Copa

Agora todo mundo está colocando as razões pelas quais o Brasil foi eliminado da Copa. Mas eu vou ser diferente. Como aqui é Japão e este é um sushibar, vou dar os motivos pelo qual o Japão foi eliminado!

1- Físico: o elenco é até forte, mas falta massa muscular. O futebol é um esporte de contato, e até o Parreira vivia repetindo que esta é a "Copa da Saúde". Os japas estavam perdendo em todas as divididas, e sua velocidade já não estava fazendo mais tanta diferença. Principalmente na zaga, faz falta ter alguns "armários". Nas disputas em bolas altas os atacantes dos times adversários estavam livres, livres (vide o primeiro gol do Ronaldo). Pô, pega alguns caras do baseball e treina eles pra mandar bola pro mato... Eu disse do baseball, do sumô também não né.

2- Defesa: o sistema defensivo falhou muito. Acho que falta aí um volante xerifão, tipo Dunga, ou Emerson, que seja. Algum que cubra os zagueiros. Engraçado que eles chamam os meio-de-campo-defensivos de borántchi, que vem do português mesmo. Meu amigo japonês me disse que no Brasil se chama volante porque ele dirige a equipe, e organiza as jogadas (?). Não serve tanto para a defesa (??).

3- Técnico: o Zico até que ensinou alguma técnica e postura de jogo, mas ainda falta muito. Ele propõe dar liberdade para o jogador, e com o talento se criar na hora alguma jogada. Acho que seria ok se houvessem mais Nakamuras (é o melhorzinho) no time. E lembrando que aqui é Japão, então faltou mais tática, estratégia para o time, uma coisa mais quadradinha e européia, algo que o pessoal já vinha reclamando aqui e que é falha da maioria dos técnicos brasileiros. Acho também que o Zico falhou no espírito copeiro. Cada jogo era uma guerra e acho que ele pensou que a vitória contra os socceroos já estava no bolso. Demorou para mexer, parece que faltou opção, estava engessado.

4- Técnico 2: Outra falha do Zico é o idioma, acho que não dá para motivar o grupo com tradutor meia-boca. Pô, nem palavras como "vai, corre, cruza" o Zico usa em japonês... aí fica difícil. Não se cria cumplicidade assim. Dava para ver, o Japão tomava um gol e já desabava, desanimava geral. Isso é papel do treinador, motivar, unir, não deixar o grupo cair. Acho que precisava de um técnico japonês, mas achar um bom é que é o difícil.

5- Nível da Ásia: o título da Asian Cup em 2004 foi uma ilusão, e o primeiro lugar nas eliminatórias também. O nível na Ásia é muito baixo, então não adiantou ganhar o título, só se criou uma falsa tranquilidade. É muito diferente de uma Copa América ou de uma Eurocopa, não prepara e não avalia nada. É só ver que dos 4 asiáticos nenhum passou para as oitavas. Agora que a Austrália vai disputar as eliminatórias junto, acho que melhora um pouco.

6 - J-League: o nível da J-League também é baixo, a penca de jogadores e técnicos brasileiros aqui parece que está de férias. Talvez uma das razões para o nível baixo seja a falta de cobrança, tanto da torcida quanto da imprensa. O próprio Magrão já andou reclamando que sente falta da pressão dos palmeirenses, pessoal xingando, turma do amendoim cornetando, imprensa distorcendo. Vai entender...

Essas são as principais razões que eu vejo para esta campanha pífia. Li por aí que esta Copa trouxe os EUA e o Japão 50 anos para trás no futebol, voltaram a ser motivo de chacota. Mas outro dia coloco algumas idéias que poderiam mudar esse quadro. Fui.

Nenhum comentário: