sábado, novembro 10, 2007

Nissan GT-R


Este post é dedicado à estrela maior do Tokyo Motor Show de 2007, o novo Nissan GT-R. Não à toa, o estande da Nissan estava quase intransitável, tamanha era a quantidade de pessoas que queriam ver o Godzilla, como ele é conhecido nos Estados Unidos. Afinal, trata-se de um retorno, pois a geração anterior deixara de ser produzido em 2002. Chamava-se ainda Nissan Skyline GT-R.

Na foto abaixo, um modelo cortado ao meio mostra como em uma aula de anatomia as doces soluções de projeto do carro. Caixa de transmissão situada na traseira, integrada com o diferencial - isso colabora com a concentração de peso em duas zonas, exatamente acima dos dois eixos, dianteiros e traseiros. Isto, aliado à divisão automática de torque nas quatro rodas, oferece sempre a melhor estabilidade para cada situação (curva, acelerando, parando).


O motor é uma usina de seis cilindros em V, de 3,8 litros, 473 cavalos. Bi-turbinado e bi-"interculado". Os dois intercoolers aliás são enormes, impressionante.

Se o carro anda? Pergunte ao Porsche 911 Turbo, que faz uma volta no traçado original de Nurburgring em 7:40. O GT-R bateu a marca, fazendo o tempo de 7:38 (vídeo aqui). Sim, isso mesmo, o GT-R é um carro que corre e tem uma tocada melhor ou igual ao Porsche Elfer, e custa quase a metade de seu preço! (USD70.000 contra USD126.200, nos EUA). Tem tudo pra vender que nem água viu.

Nenhum comentário: