quinta-feira, julho 26, 2007

Churrasquinho

Acabo de voltar do sports bar onde assistimos a partida Japão 2 x 3 Arábia Saudita da Asian Cup. Foi triste, mas foi um jogão. Bom, deixa pra lá né.

Antes do jogo dei de cara com um mercado brasileiro, o Servitu (que raios será que significa esse nome?). Aproveitei e comprei algumas revistas, programa do Jô e o penúltimo jogo do Palmeiras. Incrível, eles têm todos os programas da tv brasileira, novelas, jogos, tudo em DVD e por apenas 100 ienes.


Ainda não encontrei uma boa churrascaria, mas comi alguns espetinhos preparados pelo seo Minoru, na sua barraca improvisada num caminhãozinho kei da Suzuki. Muitos japoneses também curtem o churrasquinho, se orgulha o paranaense de Hamamatsu.


E olha como é a criatividade do brasileiro, a churrasqueira dele é feita de um tanque de gasolina antigo de caminhão. "A gente tem que improvisar, né" - justificou. Tá certo então!

terça-feira, julho 24, 2007

Cheguei no Brasil







Pois é, seja bem-vindo a Hamamatsu, província de Shizuoka. Minha empresa me enviou pra cá para fazer um treinamento, coisa de uma semana.

Esta é a terra onde nas lojas de conveniência você pode encontrar guaraná Antarctica ao lado de cervejas Asahi, e comprar computadores com Windows em português. Até, quem sabe, tirar carta de motorista japonesa sem ter carta no Brasil, ou providenciar um visto americano em alguns dias, sem entrevista no consulado nem nada... ê Brasil... Aprendi tudo isso apenas andando por aí no centro da cidade.

Não é à toa que aqui é a cidade com maior concentração de brasileiros no Japão - 18.000 em 800.000 habitantes no total. Isto devido em parte à grande oferta de empregos das empresas Suzuki, Yamaha, Sony, Panasonic e seus fornecedores.

E é muito bom ter essa disponibilidade de serviços para a comunidade que se encontra por aqui. E também os famosos luaus, festas gigantescas promovidas pelos brazucas (ou brazas, como é comum ouvir também) na praia de Nakatajima, aqui perto.

Indicações estão espalhadas pela cidade em japonês e português, até página na internet no idioma luso a prefeitura mantém. Impressionante. Bom, agora preciso aproveitar e encontrar uma boa churrascaria, nham.

Diretamente de Springfield





Socorro, fui simpsonizado!

domingo, julho 22, 2007

Vingança contra a Austrália

E o time dos samurais azuis do Japão vai seguindo em busca de seu terceiro título seguido da Copa da Ásia de futebol. De quebra ainda se vingando da Austrália, da derrota da primeira fase da Copa do ano passado.


Foi um jogo nervoso, muita catimba e uma expulsão de um australiano folgado (sempre achei os australianos folgados, eles acham que o verde-amarelo e o Cruzeiro do Sul são coisas exclusivas deles, humpf).

O time japonês está com bom toque, e avança bem pelas laterais. Mas precisa treinar mais finalização, parece que todos querem apenas dar assistências.

Empate em 1 a 1 no tempo normal, e 4 a 3 nos pênaltis. O goleirão Kawaguchi deu uma de santo e defendeu duas bolas. Foi engraçado o técnico Osim, que se escondeu no vestiário durante as cobranças dos PK. "Sempre trago azar para meus times nos pênaltis", disse ele.

sábado, julho 21, 2007

JJ3054

Nesta semana fui uma espécie de porta-voz aqui sobre o acidente do vôo TAM 3054 - todos queriam saber detalhes do acidente que vitimou 200 pessoas. A tragédia apareceu em todos os jornais aqui, no programa do Mino Monta até construíram uma maquete de Congonhas para ilustrar o desastre.



Eles se espantaram com o curto tamanho da pista, com a existência de postos de gasolina ao lado dela e, claro, destacaram a presença de 3 descendentes nikkeis dentre as vítimas.



Mas o que me chocou foram o descaso, a falta de preocupação pela vida, seja pelo governo brasileiro, pela Infraero ou pela TAM. O grooving na pista não é necessário? O reversor das turbinas não é necessário? Então porque alguém perdeu tempo para desenvolvê-los, pombas? Essa falta de responsabilidade, mania de empurrar as coisas com a barriga, revolta mesmo.

:-(

terça-feira, julho 17, 2007

TV Tuga

Aqui vai uma dica genial para os brasileiros que moram no exterior e precisam ouvir um pouco de português, ou para quem está procurando um jogo de futebol e a Globo não está televisionando, enfim, quem procura uma central de canais de TV online e, melhor de tudo, grátis.

Quem me passou a dica foi o sempre ligeiro Afonsão, que a cada dia vem com uma novidade da web. Não sei onde ele achou essa TV Tuga, acho que tem a ver que o pai dele seo Jurandir é portuga, lá do Alentejo é claro.

Ainda não explorei tudo, mas já vi bastante coisas interessantes. Canais de esportes, filmes, de youtube, música... Ah sim, os comandos são em português de Portugal (ecrã intairo quer dizer tela cheia, ok?).

Valeu Afonsão!

segunda-feira, julho 16, 2007

Kirin Beer Park

Baladinha do fim de semana: Kirin Beer Park

Esse verdadeiro parque temático para os cervejólogos (ou seria cervejófilos?) de plantão fica em Hiroshima, ao lado do shopping center Diamond City - aliás o shopping fazia parte do enorme complexo da fábrica da Kirin no passado.




Consome-se a cerveja fabricada no próprio local, além da exclusiva variedade premium que é feita somente aqui.
Dentre as cervejas tipo lager, a Kirin é a mais famosa no Japão.


Foi um espanto descobrir que se fabrica cerveja aqui desde o século XIX...

Kirin em japonês significa também girafa, mas no caso da marca da cerveja é a figura mitológica meio parecida com cavalo, meio parecida com dragão que está estampada no rótulo. Pronto, mais um assunto para aquele bate-papo de boteco. Kanpai!

domingo, julho 15, 2007

Bom pra cachorro

Foi inaugurado mais um café aqui em Hiroshima.
O detalhe é que ele fica dentro do pet shop Takayama, e é exclusivo para a clientela... canina!



Sim, um café para cachorros. Com balcão, garçonete e tudo. E gozado que as cores verde e mogno, além dos lustres de cor laranja, lembram o Starbucks... rss... Não tem mais o que esses japoneses inventarem...

E até que os petiscos são convidativos viu... Tem muito amigo meu que ia comer essas guloseimas sem problema algum.





E, revelação das revelações: nunca soube que existia até uma cerveja para cachorros (!). Esses cachorros levam mesmo uma vida de rei, ou melhor, de imperador!

sábado, julho 14, 2007

Taifu número 4

Oh que tédio... Nesta época a vidinha aqui anda muito pacata. Estamos em plena época de chuvas, e os tufões não páram de chegar. Já estamos no tufão no. 4 (aqui eles recebem números, e não nomes de mulheres como nos Estados Unidos).

E pelo serviço de metereologia do yahoo dá para ver direitinho o maledeto do tufão (taifu, em japonês):


Desse jeito vou até criando bolor, de tanta umidade, vixe.
E o ponto negativo, as mortes que ocorrem por deslizamento de terras em estradas, e inundações diversas. O pessoal de Kyushu está tendo uma temporada daquelas.

Vou tentar para aproveitar esse tempo para atualizar o blog aqui, coitado. Eu prometo!