terça-feira, julho 24, 2007

Cheguei no Brasil







Pois é, seja bem-vindo a Hamamatsu, província de Shizuoka. Minha empresa me enviou pra cá para fazer um treinamento, coisa de uma semana.

Esta é a terra onde nas lojas de conveniência você pode encontrar guaraná Antarctica ao lado de cervejas Asahi, e comprar computadores com Windows em português. Até, quem sabe, tirar carta de motorista japonesa sem ter carta no Brasil, ou providenciar um visto americano em alguns dias, sem entrevista no consulado nem nada... ê Brasil... Aprendi tudo isso apenas andando por aí no centro da cidade.

Não é à toa que aqui é a cidade com maior concentração de brasileiros no Japão - 18.000 em 800.000 habitantes no total. Isto devido em parte à grande oferta de empregos das empresas Suzuki, Yamaha, Sony, Panasonic e seus fornecedores.

E é muito bom ter essa disponibilidade de serviços para a comunidade que se encontra por aqui. E também os famosos luaus, festas gigantescas promovidas pelos brazucas (ou brazas, como é comum ouvir também) na praia de Nakatajima, aqui perto.

Indicações estão espalhadas pela cidade em japonês e português, até página na internet no idioma luso a prefeitura mantém. Impressionante. Bom, agora preciso aproveitar e encontrar uma boa churrascaria, nham.

Nenhum comentário: