sábado, maio 19, 2007

WINDING ROAD 絢香×コブクロ

Fazia tempo que não postava alguma música por aqui, não é? Este é uma cançãozinha legal, cantado pela cantora pop Ayaka, que tem uma bela voz, junto com a dupla Kobukuro, "o altão e o baixinho".

Mártires do Japão

Só pegando a onda da visita do Papa ao maior país católico do mundo e da canonização do Frei Galvão: finalmente um brasileiro nato é considerado santo (fora o São Marcos do Palmeiras, é claro).

Você sabia que já existem 20 japoneses canonizados pela Igreja Católica? Isso só aprendi recentemente, não tinha nem idéia. Eles estão entre os 26 mártires que morreram perseguidos e crucificados pelo shogunato no séc. XVI, uma triste história.

Aconteceu em Nagasaki, cidade que sempre recebeu grande influência estrangeira devido a sua localização ao sul do arquipélago. Hoje existe lá o Museu dos 26 Mártires, além do Monumento, que ainda não tive chance de visitar.

Mas, visitei Macau, para onde foram levadas algumas relíquias dos santos. Estão lá algumas obras dedicadas a eles também:

E é verdade que o Galvão Bueno narrou aí na Globo a canonização do Frei Galvão? E que ganhamos feriado novo? Uêba!

domingo, maio 13, 2007

Churrasco!

Estes belos dias ensolarados de primavera são um ótimo convite para o reinício da temporada dos tradicionais churrascos brasileiros aqui no Japão.

É facinho fazer um churrasco aqui, visto que o equipamento necessário está todo à mão. Caixas térmicas, churrasqueiras se encontram facilmente, e são bem baratos. Picanha, linguiça, farofa e sal grosso podem ser comprados nas lojas brasileiras. E qualquer parque por aqui tem sua área própria para churrasco, tranquilo.


Encomendamos pela internet a carne de um mercado brasileiro lá de Nagoya, o Bom Preço, mão na roda. A carne, segundo consta, vem da Austrália, mas cortada por açougueiros brasileiros, em cortes brasileiros é claro. Geralmente compro em peças inteiras, pois gosto de fatiar a carne pela manhã. O coraçãozinho de frango, espeto em espetinhos de bambu.

O churrasco geralmente é um sucesso entre os japas, eles adoram. E o engraçado é a reação deles, eles se espantam com a quantidade de carne, com o tempero da picanha (apenas sal grosso). Aliás, sal grosso não existe aqui, e todos fazem questão de experimentar, fazendo uma careta depois é claro...
Outra coisa estranha para eles é que a preparação do churrasco é feita apenas pelos homens, enquanto as mulheres conversam, conversam. No Japão é justamente o contrário que ocorre, as mulheres estão sempre servindo enquanto os homens bebem...
O coraçãozinho de frango também é um baita desafio para eles. E a farofa, o abacaxi na brasa e a caipirinha, verdadeiras curiosidades desse nosso país tropical...

sábado, maio 12, 2007

Blue Impulse


O Blue Impulse é a Esquadrilha da Fumaça aqui do Japão. Trata-se da equipe de shows aéreos das Forças de Auto-Defesa do país.
Consta que eles utilizam aeronaves Kawasaki T-4.


Gostei muito do show aéreo deles, sempre gosto de coisas assim. Pena que o céu estava nublado, as piruetas e vôos coordenados poderiam sair melhor nas fotos.

Mais do Friendship Day




Friendship Day


Todo ano, em 5 de maio é comemorado o Dia da Amizade EUA-Japão, ou Friendship Day, na base aérea americana que fica em Iwakuni, aqui pertinho. Fomos conferir, é lógico.


Neste dia os americanos abrem a base aérea para toda a população. Geralmente é necessária alguma autorização para entrar lá, que é quase como um território americano. Lá dentro a moeda corrente é dólar americano ou yen, veja só.


A exposição de aviões e helicópteros estava show de bola, assim como o show aéreo. Além é claro da comida, hambúrguer americano e perna de peru grelhada, que parecia uma perna de brontossauro... Caiu bem com a cerveja Miller ou Bud Light, baratinha (tudo lá é subsidiado pelo governo americano, sem imposto).

Aeronaves da força aérea americana estavam expostas lá, como o F16 e o F18. Eu conhecia só o F15, dos anos 90, mas tudo bem.


O pessoal aqui do interior do Japão fez a festa com os marines, tiraram foto e tudo... Os caras ainda ajudavam, fazendo a maior pose de Rambo - parecia tudo cenário de filme, um barato.








Os aviões das Forças Armadas do Japão, ops, digo, das Forças de Auto-Defesa do Japão também estavam lá. Este avião, até achei que tinha um design meio Ultraman, bacana...

Where the streets have no name

Olha só, quem é vivo sempre aparece.

Meu amigo Daniel Chu inicia novo blog, o Onde as Ruas não têm Nome, em ótima companhia aliás. Vi por lá a Thaís, colega de vários anos, dos tempos do Colégio Bandeirantes e da Poli.

O Chu já andou também pela Bahia, por Detroit, Wimbledon, Roland Garros e sei lá onde mais. Jogador nível internacional de tênis, e engenheiro nas horas vagas, sabe como é. Sempre fez vários amigos e influenciou multidões. Flagrei o figura em Lençóis, em plena Chapada Diamantina, indicando o caminho a seguir e arrebanhando mais alguns nativos para sua causa.


Boa sorte ao novo blog!

quarta-feira, maio 09, 2007

Eleições no Japão


Há alguns dias atrás os japoneses escolheram seus prefeitos e governadores. Época de eleições aqui é bem diferente do Brasil, um processo bem suave e mais calmo. Não vi acusações ou escândalos.



Mas o que me chamou muito a atenção foi o tipo de campanha que os candidatos fazem. Nada de santinhos, outdoors, muros pintados ou faixas irregulares. As fotos dos candidatos são colocadas organizadamente em painéis que são espalhados pela cidade. Depois das eleições os painéis são retirados, é claro. Sem sujeira, sem poluição. Uma lição de civilidade.


Carreatas e discursos ocorrem também. Engraçado que os candidatos vestem uma faixa, como a de miss, escrito "candidato", e cumprimentam a todos na rua - e o detalhe, sempre usando luvas brancas impecáveis (!).