segunda-feira, fevereiro 19, 2007

eekanji - japonês em caracteres romanos

Tomomi Kunishige é esta artista que inventou o eekanji, uma idéia sensacional.

Eekanji (英漢字, ええ感じ) pode significar "kanji em inglês", ou no dialeto de Yamaguchi que é sua terra natal, "bonito, de boa aparência". Trata-se da inédita idéia de escrever kanjis (os ideogramas japoneses) utilizando letras do alfabeto romano.

Um exemplo é o kanji hana (花) que significa flor, e que ela escreveu com as letras f, l, o, w, e, r. Muito legal.

Aqui, umi (海), que significa mar e que foi desenhado com as letras de Sea, a tradução em inglês.

Ah, na primeira foto ela escreveu kakumei, 革命, utilizando as letras de revolution, que é o seu significado. Gostei, é mesmo uma revolução na comunicação escrita, palmas para a moça!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Love is in the air (2)

Eita, até o orkut e o google estão de Valentine's Day aqui...
Como será que está no Brasil?



Love is in the air

Esta semana, assim como a Semana Santa no Brasil, é a época em que mais se vende chocolate no Japão. Mas ao contrário do Brasil eles não são em formato de ovos - e sim de presentes de namorados. Dia 14 de fevereiro é dia de São Valentim, ou Valentine's Day, como nos EUA e Europa.


Só que o Dia dos Namorados aqui é diferente daquele do 12 de junho ao qual estamos acostumados. Aqui as garotas é que presenteiam os rapazes, veja só. E os presentes são invariavelmente chocolate. Um mês depois, em 14 de março, é o chamado White Day, e é quando os caras retribuem a gentileza para as minas.
Outro costume diferente é que não se presenteia apenas o namorado ou marido, pode se presentear amigos ou colegas também. Tipo um agradecimento, uma celebração da amizade. Ou até política mesmo, para conseguir favores depois - aí o chocolate é chamado giri-choco...
Ontem ganhei meu chocolate também, nham, mas para não deixar a dona Silvia de mãos abanando comprei um vinho né...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Karaokê do Tato

Neste vídeo o vocalista do Falamansa está tirando uma onda do karaokê japonês, brincando com a letra do Xote da Alegria e ensinando a música pro pessoal.
Vídeo feito no show do Falamansa em Hiroshima, Japão (desculpem a qualidade do som, está péssima).

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Falamansa em Hiroshima

O grupo de forró universitário Falamansa esteve em Hiroshima, se apresentando no Chinatown no domingo. Eu, como também tenho o pé na cozinha, tive que ir também, é claro!



O local era pequeno, o que deixou a banda bem próxima do público, muito legal. Eles começaram com as músicas mais antigas e depois se concentraram no repertório da turnê MTV ao Vivo.


A interpretação de Asas foi o máximo, com o vocalista Tato lembrando ser uma ocasião muito especial cantar aquela música na Capital da Paz.

sábado, fevereiro 03, 2007

Class of 2006

Comprei neste fim de semana uma coletânea de tirinhas do Fumio Murayama. O rapaz faz HQ tipo mangá sobre a Fórmula 1, que são publicadas na revista F1Sokuho.


O livro é um barato, adoro o traço desse cara. Na capa figuram Raikkonen bêbado, Massa com o macacão do GP do Brasil, Schumi, entre outros. Até os "finados" Villeneuve e Montoya aparecem.


O Alonso está idêntico, uma comédia. E o pobre Barrichello faz dupla com o Fisichella num tal de "clube dos segundos pilotos"...