quarta-feira, dezembro 05, 2007

A lenda do pescador Urashima Taro

Urashima Taro é uma das mais famosas fábulas japonesas. Ele era um pescador de bom coração, que um dia salvou uma tartaruga que estava sendo cruelmente judiada por alguns moleques na praia. No dia seguinte, uma enorme tartaruga apareceu e como prêmio por ter salvado a pequena tartaruga o levou ao Ryuuguujou, o Palácio do Dragão, que ficava no fundo do mar. Aconteceu de a pequena tartaruga ser na verdade a princesa daquele reino, aliás uma bela moça.

Ele lá permaneceu por alguns dias com a princesa, mas com saudade de sua velha mãe, ele pediu permissão para voltar à sua terra. A princesa lamentou a decisão, mas aceitou, e ainda o presenteou com uma arca que não poderia ser aberta em hipótese alguma. Taro então pegou carona com aquela tartarugona novamente e logo voltou para casa.

Porém, lá, tudo havia mudado. Ele já não reconhecia as coisas, sua casa havia desaparecido, sua mãe morrido, seus conhecidos já não estavam lá. Perguntou sobre o nome Urashima Taro e as pessoas diziam que era um pescador que havia desaparecido no mar 300 anos atrás (!). Perdido e sem rumo, ele não conseguiu pensar em outra coisa e acabou abrindo a arca proibida. Uma densa fumaça branca saiu e ele envelheceu de repente - seus cabelos caíram, uma longa barba branca apareceu, suas costas se encurvaram.

Então ele ouviu a doce voz da princesa, vindo do mar: "Sua idade estava guardada na arca, avisei para você não abri-la..."

------------

Sim, é uma triste história. Existem várias versões para ela, e tenho boas lembranças de uma versão brasileira: este simpático comercial da Varig sobre o vôo Brasil-Japão, que fez grande sucesso nos anos 70 e 80. Hoje já não existe nem este vôo, nem a Varig original...

Nenhum comentário: