sábado, dezembro 09, 2006

Dynamic Korea


Aprendi que na época das guerras na Ásia e dominação japonesa, primeira metade do século passado, os japoneses aprontaram um bocado de atrocidades pros lados da Coréia. Mataram uma imperatriz a sangue frio, destruíram monumentos e mandaram e desmandaram. Fora os vários crimes de guerra que foram cometidos impunemente. Fiquei chocado.

Mas hoje em dia as coisas são diferentes. A cultura pop coreana está em ebulição, e ironicamente está na moda no arquipélago japonês. Novelas, bebidas, comidas... Esta beldade da foto é a cantora BoA Kwon, que arrebenta por aqui. Sem trocadilhos infames com o nome da moça, por favor. Tem um ator coreano também, Bae Yoon Jong, que é o terror das senhoras noveleiras por aqui.

O que me impressionou em Seul foi a quantidade de pessoas falando ao telefone celular, os telões e outdoors interativos pelas ruas, e a rapidez da internet lá no hotel e no escritório. E é engraçado olhar nas ruas, que desde prédios até peças de computador, tudo é da marca Hyundai, Daewoo, Samsung ou LG.

OK, a cultura coreana é legal. Mas tem uma coisa que eles precisam melhorar urgentemente, que é o design dos carros lá. O que tem de carro feio lá não é brincadeira viu.

Nenhum comentário: