quarta-feira, julho 26, 2006

Beppu, Japão

Tirei folga na sexta-feira e fomos viajar para Beppu, a capital do onsen no Japão. Fica lá em Kyushu, que é aquela ilha que fica mais ao sul do arquipélago.


As casas de banho estão espalhadas pela cidade. Toda a região está sobre solo com intensa atividade vulcânica, e em vários pontos se vê o vapor saindo da terra - o que confere um ar até sombrio para a cidade.



As águas são indicadas para tratamento de doenças ósseas, reumatismo, de pele, etc. Não se deve enxaguar o corpo depois de se banhar nessas águas, veja só.
Na foto, o Takegawara Onsen, que tem quase 80 anos, onde entrei no ofurô e fiz o banho de areia vulcânica. Deitamos na areia que está a 42 graus, e uma senhora simpática nos enterra até o pescoço, e ficamos nesse "forno particular" por uns 15 minutos. Dormi gostoso, parece que até ronquei lá. Também pudera, aquilo parecia um super edredom pesado e quente. De vez em quando a senhora vinha para enxugar o suor na minha testa. Ainda bem que não deu nenhuma coceira em nenhum lugar né! Ah, detalhe: nesses 15 minutos emagreci 2 kg, é mole?



Além dos onsens, a cidade é célebre pelos 8 "infernos". São pontos em que os vapores saem da terra fazendo diferentes formações, como lagos de água quente, lagos de lama quente, etc. O clima é meio jurássico, a paisagem parecia pré-histórica.
Detalhe: a turma lá até aproveita os vapores, que têm um pouco de cheiro de enxofre, para cozinhar ovos, que ficam quase pretos. É um barato. Não, não comi, obrigado!

sexta-feira, julho 21, 2006

Uêba, carro novo

Mitsubishi Outlander, 2.4L, 16 válvulas. Cor: medium purplish grey mica (que frescura só para dizer cinza chumbo).
Câmbio automático, mas tem borboletas para mudar marcha no volante também.


Rodas aro 18, freios a disco nas quatro rodas, sistema ASR, ABS, TS, etc. E um detalhe diferente, sistema de som Rockford Fosgate original de fábrica, nunca tinha visto.


Ganhou o prêmio de SUV do ano no Japão e é também a SUV mais vendida, e mudou aquela imagem "Pajero" que a Mitsubishi carregava. Uma curiosidade, o modelo europeu deste carro será lançado mês que vem - nele a frente foi modificada e recebeu nova grade, que está sendo chamada de "grade Monte Fuji". Legal né.


Mas calma, esse Outlander não é meu, é da frota da empresa onde trabalho. Usamos estes carros para visitar clientes, ou ir para as concessionárias ou fornecedores.

Quem me dera um desses na minha garagem!

terça-feira, julho 18, 2006

GP da França

Esta corrida foi bem interessante até. Desde o começo já se previa alguma disputa bem estratégica, porque o Alonso largou em terceiro, atrás do pole Schumi e do escudeiro Massa em segundo.

O Alonso tentou mas não conseguiu pular na frente do Zacarias-cover, e então a Renault fez a grande jogada, fazendo uma corrida de apenas 2 pitstops para o espanhol.

E é claro que o pessoal não ia deixar de lembrar da final da Copa, e os azzurri da rossa Ferrari comemoraram de novo, contra os bleus da Renault.

O lado ruim disso tudo: o Schumacher aumentou ainda mais seu recorde de vitórias, com 88. Que é o mesmo número que o total de vitórias de pilotos brasileiros, somando Pace, Emerson, Piquet, Senna e Barrichello. Blé.

Derby


Não poderia deixar de colocar uma notinha aqui, só pra registrar a vitória do Verdão em cima do Timão.

Tudo bem que no lado de lá o Tevez não jogou, mas em compensação jogamos com o 3o. goleiro...

E este foi o lado ruim do jogo, o Marcos se machucou logo no primeiro minuto, defendendo uma bola e se chocando com Rafael Moura. Ele ainda soltou uma de suas frases humildes, que demonstram seu bom humor e amor ao Alviverde: 'É melhor se machucar do que levar um gol', comemorou o pentacampeão.

E o mico começa a passar lá para o outro Parque...

Dá-lhe São Marcos, dá-lhe Palestra!

segunda-feira, julho 17, 2006

Dia do Mar

Hoje é feriado aqui, é o Dia do Mar - só para ter noção da importância do mar para o povo japonês. Ah, que maravilha, fim de semana prolongado (sanrenkyu, como dizemos aqui).


Vou colocar então esta foto, da praia em que fomos no sábado, em Hamada, só para não passar batido!

Ambev do frango

Acabo de ler a notícia sobre a compra da Perdigão pela Sadia. Fala justamente sobre o fortalecimento da empresa para competir em igualdade de condições com concorrentes internacionais em setor estratégico para o país. A exportação de produtos é responsável por 50% da receita da empresa resultante do acordo.

Isto eu já havia notado por aqui, em nossa querida Hiroshima. Em qualquer festival ou matsuri, as barracas vendem yakitori típico japonês, mas feito com frango brasileiro, vejam só.
Estes são alguns shots que tirei no supermercado aqui, com meu celular.


O frango brasileiro é bastante respeitado mundialmente, Sadia e Perdigão dominam. Era bastante comum também encontrá-las em Frankfurt. A nova Ambev do frango, se vingar, vai sem dúvida ser um player e tanto no mercado internacional.

Agora, a grande conspiração ainda continua: ainda nunca vi uma foto do tal Chester, vivo. Dizem que o bichinho é feio pacas. Alguém aí já viu?

Summer Sonic 2006

E o grande Rodrigo me manda um lembrete, sobre o Summer Sonic 2006. É um mega-festival de música que acontece em Tokyo e Osaka, no final de semana de 12 e 13 de agosto. Nunca fui lá, mas parece que são 7 palcos em Tokyo, mais 7 palcos em Osaka, é mole? Como ele mesmo diz, é o lugar.


Infelizmente não poderei estar lá. Neste período estarei viajando, com milhas Varig, mas isso é outra história, para outro post.
Estou lamentando muito não poder ir, mas fazer o que né, fica para ano que vem. Não é todo dia em que podemos ver esses manés aqui embaixo que vão tocar no palco principal:


sem contar também daft punk, El Presidente, Flamming Lips, Nelly Furtado, Massive Attack, etc, etc, etc...

O jeito é tentar gravar depois no pay-per-view...

sexta-feira, julho 14, 2006

Apresentação de taiko

Acabamos de voltar de uma apresentação de taiko (se diz taikô), modalidade de percussão típica do Japão. Assistimos às performances do Jiro-maru Daiko e do Nagatsuka Boom Boom, dois grupos bem tradicionais aqui de Higashi-Hiroshima.



Teve hora em que deu até para me lembrar dos ensaios do Olodum lá em Salvadô... hehe.

O ritmo é bem marcante, e impressiona pela sincronia do pessoal e a energia que eles transmitem. Parece que no mês que vem se apresentarão no Canadá.
No intervalo entre os dois grupos o público pôde bater no taiko também. Gostei, treinar esse negócio deve ser uma terapia e tanto.



O Jiro-maru Daiko é um grupo que foi formado em 1982 pelas 10 maiores produtoras de saquê aqui da região - Saijo é uma área famosa pela água e pela qualidade do saquê produzido. Não precisa nem dizer que havia degustação de várias marcas de saquê! E na faixa, o que é melhor ainda. Kanpai!

O possante novo do Imperador

A Toyota acaba de revelar o novo carro oficial do Imperador Akihito e sua esposa Michiko. É o Century Royal, uma limusine que, como meus amigos dizem em Guarulhos, marca presença.


Ele será utilizado em cerimônias oficiais e aparições públicas. Claro que um carro deste nível é equipado com todo o luxo a que tem direito. Por exemplo, das saias laterais desce um degrau basculante, feito de granito importado. Os bancos têm revestimento de puro algodão. Até a iluminação interna é diferenciada, é decorada com dobradura de papel tipo origami.

Motor: V12 de 5.0 litros, com 280 cavalos de potência. Tudo rodando sobre um sistema inédito de suspensão a ar. Preço: 52.5 milhões de ienes.

O emblema que decora o parachoque dianteiro é o selo do crisântemo, que é o símbolo do Trono Imperial nipônico.

Até que gostei da caranga viu.

terça-feira, julho 11, 2006

Respire por apenas 600 yen

Hoje meu colega Riho apareceu com uma novidade: uma garrafinha de oxigênio que ele comprou no Seven-Eleven.

Sim, oxigênio, e ainda com"sabor" strong mint. Segundo as instruções, tem que se usar várias vezes, apertando por três segundos cada vez.

Fiquei olhando ele tomar, quer dizer, respirar ou inalar, sei lá, para ver se dava algum barato. Mas acho que não rola nada. "Pelo menos é oxigênio puro", gabou-se.

Hehe, é cada uma que inventam. Se a moda pega, já pensou no futuro? "O oxigênio que desce redondo", ou quem sabe, "aprecie com moderação, respire com responsabilidade"! hehe

domingo, julho 09, 2006

xingando o shingou

(tradução: shingou = semáforo)


Alguém aí pode me explicar este semáforo (ou farol, como se diz em São Paulo)?

Fica aqui perto de casa, e nas manhãs em que estou com sono sempre tenho que pensar umas duas vezes antes de passar por ele...

Vizinho folgado

O clima ficou bem tenso esta semana. A Coréia do Norte testou alguns mísseis aqui do nosso lado, perto das águas territoriais do Japão. Agora só se fala sobre isto nos noticiarios. Sete mísseis Taepodong-2 foram lançados ao todo - Taepodong que significa "grande canhão".

Consta que foi para provocar os Estados Unidos, porque foi bem no Independence Day deles. O que estará passando na cabeça esquisita daquele Kim Jong Il? Ele está chamando a atenção, deve estar querendo um lugar na agenda mundial - quem sabe até conseguindo alguma vantagem só baseado na ameaça.

Uma coisa que senti aqui foi esse medo diferente, uma sensação de proximidade a esses conflitos. No Brasil não, quando aparece alguma guerra ou atentado no jornal, é sempre "lá do outro lado do mundo". Até nos filmes de Hollywood, se pegar um Independence Day ou Guerra dos Mundos pode ver, New York, Paris, Londres sempre somem do mapa mas o pessoal do Brasil nem está sabendo o que está acontecendo.

E agora, onde estará Ultraman ou o Jaspion para nos proteger desses malucos?

sexta-feira, julho 07, 2006

A origem da bandeirinha

Aquela escrita sobre o vencedor brasileiro no GP dos EUA foi quebrada (veja aqui), pois o Massa estranhamente foi ultrapassado pelo Schumacher na primeira parada de pit stop e não repetiu o feito do Ayrton Senna.

Aliás descobri neste texto do Gomes que aquela marca registrada dele de empunhar a bandeirinha brasileira surgiu naquele GP dos EUA em 1986. Ele fez aquilo só para responder aos mecânicos franceses da Renault. A francesada estava tirando um sarro do Ayrton por causa da eliminação brasileira em 1986...

Conspiração? (2)

Poxa, e não é que os conspiradores às vezes têm razão em ficar insistindo com aquelas histórias... Aquela teoria da conspiração do post Europa x América ainda vale, pois na final da Copa estão dois europeus. Ou será mera coincidência?

E de quebra, os dois europeus são de sangue azul. Azzurri x les Bleus.
Forza Italia!

terça-feira, julho 04, 2006

Sushibar Radio - Fatboy Slim

That old pair of jeans

Esta música está tocando direeto aqui no Japão. Gosto bastante do Fatboy Slim, e esta música até se parece com a minha preferida deles, Praise you. Aliás eles estiveram em turnê mês passado aqui no Nippon.

Este é o videoclipe, e esta é a primeira vez que coloco vídeo aqui nesta bagaça. Tomara que dê certo. Clique no play.



O vídeo é bem legalzinho, feito de um jeito meio amadorzão.

O tiozinho, Chris Bliss, repete bastante os malabarismos dele, mas eu achei legal. Parece até que ele está se divertindo bastante.

Houve também um concurso mundial para quem quisesse fazer malabarismos também e fazer uma versão alternativa do vídeo, para vir como extra no próximo CD deles. No YouTube dá para ver alguns concorrentes. Vale a pena ver também!

Sayonara Copa

Agora todo mundo está colocando as razões pelas quais o Brasil foi eliminado da Copa. Mas eu vou ser diferente. Como aqui é Japão e este é um sushibar, vou dar os motivos pelo qual o Japão foi eliminado!

1- Físico: o elenco é até forte, mas falta massa muscular. O futebol é um esporte de contato, e até o Parreira vivia repetindo que esta é a "Copa da Saúde". Os japas estavam perdendo em todas as divididas, e sua velocidade já não estava fazendo mais tanta diferença. Principalmente na zaga, faz falta ter alguns "armários". Nas disputas em bolas altas os atacantes dos times adversários estavam livres, livres (vide o primeiro gol do Ronaldo). Pô, pega alguns caras do baseball e treina eles pra mandar bola pro mato... Eu disse do baseball, do sumô também não né.

2- Defesa: o sistema defensivo falhou muito. Acho que falta aí um volante xerifão, tipo Dunga, ou Emerson, que seja. Algum que cubra os zagueiros. Engraçado que eles chamam os meio-de-campo-defensivos de borántchi, que vem do português mesmo. Meu amigo japonês me disse que no Brasil se chama volante porque ele dirige a equipe, e organiza as jogadas (?). Não serve tanto para a defesa (??).

3- Técnico: o Zico até que ensinou alguma técnica e postura de jogo, mas ainda falta muito. Ele propõe dar liberdade para o jogador, e com o talento se criar na hora alguma jogada. Acho que seria ok se houvessem mais Nakamuras (é o melhorzinho) no time. E lembrando que aqui é Japão, então faltou mais tática, estratégia para o time, uma coisa mais quadradinha e européia, algo que o pessoal já vinha reclamando aqui e que é falha da maioria dos técnicos brasileiros. Acho também que o Zico falhou no espírito copeiro. Cada jogo era uma guerra e acho que ele pensou que a vitória contra os socceroos já estava no bolso. Demorou para mexer, parece que faltou opção, estava engessado.

4- Técnico 2: Outra falha do Zico é o idioma, acho que não dá para motivar o grupo com tradutor meia-boca. Pô, nem palavras como "vai, corre, cruza" o Zico usa em japonês... aí fica difícil. Não se cria cumplicidade assim. Dava para ver, o Japão tomava um gol e já desabava, desanimava geral. Isso é papel do treinador, motivar, unir, não deixar o grupo cair. Acho que precisava de um técnico japonês, mas achar um bom é que é o difícil.

5- Nível da Ásia: o título da Asian Cup em 2004 foi uma ilusão, e o primeiro lugar nas eliminatórias também. O nível na Ásia é muito baixo, então não adiantou ganhar o título, só se criou uma falsa tranquilidade. É muito diferente de uma Copa América ou de uma Eurocopa, não prepara e não avalia nada. É só ver que dos 4 asiáticos nenhum passou para as oitavas. Agora que a Austrália vai disputar as eliminatórias junto, acho que melhora um pouco.

6 - J-League: o nível da J-League também é baixo, a penca de jogadores e técnicos brasileiros aqui parece que está de férias. Talvez uma das razões para o nível baixo seja a falta de cobrança, tanto da torcida quanto da imprensa. O próprio Magrão já andou reclamando que sente falta da pressão dos palmeirenses, pessoal xingando, turma do amendoim cornetando, imprensa distorcendo. Vai entender...

Essas são as principais razões que eu vejo para esta campanha pífia. Li por aí que esta Copa trouxe os EUA e o Japão 50 anos para trás no futebol, voltaram a ser motivo de chacota. Mas outro dia coloco algumas idéias que poderiam mudar esse quadro. Fui.

segunda-feira, julho 03, 2006

One picture

Ah, o final da primavera no interior de Hiroshima...


Estamos em plena época de chuvas, mas quando a chuva passa a paisagem fica muito bonita. Os arrozais, tão comuns em qualquer lugar, tornam-se quase cinematográficos.

Hehe, por esse ângulo que eu tirei a foto parece que eu trabalho no meio da roça né!

The day after

Hoje, para não ouvir muita aporrinhação do francês, comprei um café "francês" e cheguei no escritório dizendo "vive le France, vive Zidane"... Mesmo assim ele chegou com uma caixa de lenços de papel, falando que podíamos chorar à vontade. Blé.

Fazer o que né, depois da apresentação pífia daquele bando de estrelas (bando mesmo, não era time). E duro foi explicar a eliminação para os japoneses. Como explicar o inexplicável?

Como explicar que a convocação é feita pela Globo e a escalação pela Nike? Ou que os jogadores estavam mais interessados em bater recordes individuais? Ou que o Felipão é melhor que o Parreira mas não aguentou a politicagem da CBF? Ou que o lado bom da história é que o Lula não vai poder usar isso nas eleições?... Ninguém aqui entende, só brasileiro mesmo.

Que doideira esse negócio de pátria de chuteiras.

domingo, julho 02, 2006

Pois é, acabou, auf Wiedersehen

E a mística continua: o Brasil não consegue vencer a Copa se não tiver algum jogador do Palmeiras no elenco. Ponto.

foto: Reuters

E tem mais uma coincidência aí, que o Cassio manda:

1986, um sábado, Copa do Mundo, quartas-de-final, França elimina o Brasil.
1986, dia seguinte, domingo, GP de F1 nos EUA, um brasileiro ganha.

2006, um sábado, Copa do Mundo, quartas-de-final, França elimina o Brasil.
2006, dia seguinte, domingo, GP de F1 nos EUA, um brasileiro ganha??? Será?

Vamos esperar logo mais para ver se Rubinho ou Massa completam essa escrita...