sexta-feira, março 07, 2008

Manobra radical

No fim de semana que passou experimentamos um clima muito ruim aqui. Tempestades e ventos fortíssimos, que lembraram os taifu de agosto no Japão.
Depois é que fiquei sabendo que foi a tempestade Emma, que passou pelo norte da Europa.

E houve o episódio de arrepiar os cabelos da quase tragédia do vôo LH044 no aeroporto de Hamburgo. Acredito que deve ter sido exibido no mundo inteiro. O Airbus da Lufthansa estava em procedimento de aterrissagem, mas devido à ventania, a asa esquerda tocou o solo e o comandante (que é daqui de Frankfurt) abortou a descida e arremeteu. Os 137 passageiros saíram ilesos e devem ter rezados 1000 pais-nossos.





Mas o que está sendo divulgado agora é que na verdade quem estava pilotando a aeronave era a co-pilota Maxi J., de 24 anos; e no último segundo o comandante-herói assumiu. Discute-se se a moça não era um pouco inexperiente para esta manobra.

Fico imaginando se isso tivesse acontecido no Brasil... Ninguém discutiria por muito tempo e a Playboy ou o Paparazzo já teriam chamado a moça para algum ensaio, haha. Né não?

Alemanha + Japão

Domingo estive visitando um colega alemão que mora na cidade vizinha, Darmstadt.


Ele e sua família moraram 3 anos no Japão, então eles decoraram a casa numa mistura muito agradável nipo-germânica. Ficou muito bom!

Ele combinou móveis antigos japoneses com artigos do Ikea alemão. O conjunto ficou bem harmonioso. E o engraçado é que eles adotaram alguns costumes japoneses, como tirar os sapatos antes de entrar em casa, uso ostensivo de papel tissue, dentre otras cositas.

Quando crescer, quero uma casa assim!

Brasilien sensationell!

É, parece que a ministra dona Marta conseguiu um dinheirinho com o Lula e está investindo em propaganda.


De um dia para outro apareceram inúmeros outdoors com propagandas sobre destinos turísticos no Patropi. Imagino que não apenas em Frankfurt, mas nas principais cidades alemãs.


Os destinos brasileiros ilustrados são: o Cristo no Rio, Pelourinho em Salvador, Cataratas do Iguaçu e Natal.

O slogan usado é Werden Sie ein Fan der Wunder Brasiliens. Brasil: Sensationell!
"Seja um fã das maravilhas do Brasil. Brasil sensacional!": estão tirando benefício daquela votação das novas maravilhas do mundo que foi feita ano passado...

E realmente, com este clima do inverno alemão aqui, ver essas fotos dá uma sensação boa e a a maior vontade de dar um pulinho nach Brasilien...
Isso aqui ô-ô, é um pouquinho de Brasil iá-iá...

Desmistificando o chucrute

No Brasil se costuma dizer que comida alemã é "chucrute" e salsicha. Mas, experimente perguntar para qualquer alemão se ele come isso, e ele nem vai saber do que se trata.

Sauerkraut com salsicha Wurst e mostarda Senf


Na verdade, o repolho azedo fermentado que acompanha pratos de carne suína ou salsicha se chama sauerkraut. Existem sauerkraut de vários tipos: comum, roxo, gelado, quente... E o povo aqui adora, é de senso comum que o prato faz bem para a saúde.

E de onde viria o nome chucrute? É que na Alsácia (a região mais a leste da França, na divisa com a Alemanha), também se consome o sauerkraut. E em francês o prato se chama: choucroute.

Quer dizer, em português a comida alemã leva o nome do similar francês. Gozado né.

E não, não curto muito o kraut. Também não sou nenhum fã de tsukemono no Japão...

melhor que no Salão do Automóvel

Aqui na Alemanha é normal encontrarmos carros como Audi, BMW de todos os tipos estacionados na rua. Mas outro dia o vizinho aqui em frente estava dando uma festa. E parecia que era uma festa daquelas. Sente só as máquinas que estavam paradas, na rua. Incomuns até para os padrões daqui, são carros que nos salões do automóvel da vida a gente não pode nem chegar perto...

Porsche Carrera GT




Mercedes McLaren F1




um Corvettinho


Ah, se fosse no Brasil... acho que não dá pra deixar estacionado assim na rua, né?