quinta-feira, janeiro 31, 2008

E começa o carnaval

Pois é, aqui na Alemanha também tem Carnaval, como não?


E a folia, assim como em Salvadô na Bahia, começa já na quinta-feira, no chamado Weiberfastnacht, ou Weiberfasching. Traduzido para o português seria "carnaval das moças", ou algo assim. Neste dia elas podem tudo!

Munidas de tesouras, costumam cortar as gravatas dos homens, nos escritórios, estações de trem... Presenciei umas três cenas dessas, hoje. Ainda bem que hoje não precisei usar gravata...


Nota: acabei de procurar na internet, e em algumas regiões de Portugal também comemoram este dia, e chamam de "carnaval das comadres". Tá aí, não sabia dessa. Vivendo e aprendendo né.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Herr Caio

Hua hua hua, não falei que ia acabar encontrando o Caio por aqui?

Agora há pouco, voltando do trabalho, o encontrei passeando na região do Zeil com sua namorada, Bruna, simpaticíssima por sinal.
Ele contou que está sendo uma tortura treinar de manhã neste frio.

Desejei boa sorte a ele no Eintracht e agradeci pelo esforço na época do Verdão. Ao que ele agradeceu, meio envergonhado. Gente boa, o Caio.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Die Komm´Mit Mann!s


Domingo na Alemanha não se tem muito o que fazer. Todo o comércio fecha, inclusive a maioria dos restaurantes. Tentei durante a semana passada comprar ingresso para o show do Linkin Park, que está por aqui, mas já estava ausverkauft, esgotado.

Fui então para uma apresentação no Südbahnhof, que eh uma casa de shows integrada à estação sul de trem de Frankfurt (daí o nome). Foi uma grata surpresa. Assisti ao die Komm mit Mann's, que é uma banda de soul music. Sim, eu gosto de soul, afinal tenho um pezinho em Detroit (me lembra muito meu emprego anterior). Até confesso que gostei de Dreamgirls, rsrs.


Pronúncia em inglês perfeita, vocais impecáveis, solos arrepiantes. O show foi bom, e melhor ainda, durou 3 horas e meia, com alguns intervalos. A banda é completa e empolgou o público. Acabei aprendendo que aqui, para pedir o bis, se bate o copo de cerveja na mesa. É uma barulheira só.


Ah, o lerdo aqui estava ainda tentando decifrar o significado do nome da banda, mas só quando o apresentador chamou o pessoal para o palco é que me toquei. É a mesma pronúncia de The Commitments, ora.

Vídeo retirado do site da banda:

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Kasou Taishou

Achei no Japan Probe este vídeo muito bacana. É uma sátira aos videoclipes de música enka, com todos os cenários e temas tradicionais. Tem de tudo: neve, folha momiji, cegonhas... A parte do barco é uma comédia!

(só pra constar, a música é a Michinoku Hitoritabi, de Yamamoto Jouji)



A peça utiliza uma técnica bem antiga japonesa, com figurantes vestidos de preto movimentando o cenário - mas com o approach mais moderno, atual. E o Kasou Taishou é o programa da TV japonesa que é um concurso voltado para estes esquetes. Ele oferece até 2 milhões de ienes para os melhores cotados.

Aliás, foi dele que saiu o Ping-Pong Matrix - quem nunca viu pela web?

O site TV in Japan juntou os melhores esquetes do Kasou Taishou 2007 nesta página. Vale a pena ver um por um. Estou viciado, é um melhor que o outro. Clap, clap, clap.

Edit: tem mais este aqui também.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

FDP!

Os alemães têm a fama de serem bem francos e sinceros; sua sinceridade às vezes até soa como grosseria ou falta de tato. Mas o bom é que sempre são bem claros e específicos quanto ao que querem dizer.

Até na política. Achei sensacional o nome do partido livre democrata daqui, o FDP (Freie Demokratische Partei). Realmente, este nome exprime bem o que a maioria da população pensa desta classe.

Presidente Dr. Guido, FDP:

Candidata Frau Nicola, FDP:

Comitê do FDP: Seja FDP você também!

Já no Brasil, parece que algum filósofo-caminhoneiro tem uma opinião diferente quanto ao assunto:

(desculpe pelo post boca-suja, encare como um tipo de liberdade poética)
:-P

Boa sorte, Caio

Olha só que coincidência. Quem acaba de chegar aqui em Frankfurt também é o Caio, ex-meio-campo do Palmeiras. Ele acaba de ser vendido ao Eintracht Frankfurt, o time rubro-negro da cidade.
Será que eu encontro ele por aí nestas andanças por Frankfurt?

O Caio teve uma ótima fase no final do ano passado, chegando a ofuscar o mago Valdívia algumas vezes. Não sei se foi uma boa vendê-lo agora, mas... se o Luxemburgo autorizou, acho que ele não ia ser muito aproveitado no Verdão.

Ele se juntará no Eintracht ao Inamoto, da seleção japonesa. O atacante meio doido Takahara jogou até ano passado aqui, mas voltou para o Japão.

O pessoal do Brasil não lembra, mas foi no belo estádio do Eintracht, o Waldstadion (Estádio da Floresta), que o Brasil foi eliminado da Copa pela França em 2006...

terça-feira, janeiro 15, 2008

Tecnêra



Ah, Alemanha, terra do techno, trance, eurobeat, indiepop, elektro, dance hall (alguém pode me explicar a diferença desses gêneros?)...

De manhã é comum viajar no trem ouvindo techno. Mas não é som ambiente não: é o som de algum fone de algum marmanjo, com o volume no máximo. Coisa de louco.

Esse tipo de som me lembra as baladas de São Paulo; bem diferente do Japão, onde não se ouve muito disso. Lá é mais coisa R&B, black.

Um dos hits do momento aqui é o novo single do Scooter, Jumping all over the world. Estou colocando aqui porque o clip tem imagens de várias partes do mundo, inclusive do Nihon. Aparecem a Tokyo Tower e Asakusa, se não me engano.

Frankfurt, 2008

Seguem agora algumas fotos de Frankfurt (ou Francoforte, como se diz em português de Portugal - é sério!).

Hauptwache é o antigo posto de observação da cidade na Idade Média. Hoje é onde estão o centro comercial e de entretenimento e uma das maiores estações de metrô. De um lado, o centro antigo Roemer, e de outro os arranha-céus dos bancos de Frankfurt.


Falando em arranha-céus, esta é a vista da janela do meu apartamento.

Esta é a rua Goethestrasse, no centro da cidade. É onde estão as lojas de grife, joalherias e alguns dos restaurantes finos daqui. Chama muito a atenção a quantidade de super-carros e bólidos esportivos parados na calçada. Mas um fusquinha, entre eles, estava chamando mais atenção ainda. Parecia que era o que estava mais bem cuidado...

sábado, janeiro 12, 2008

Viajando, de novo

O trabalho tem me deixado pouco tempo para atualizar o blog. Estive nestas semanas preparando nova viagem, e já estou escrevendo este post no meio da viagem. Estou em Frankfurt, na Alemanha, onde ficarei nos próximos dois meses na matriz da empresa.


Sim, será uma longa viagem. Bom para reencontrar alguns amigos, rever lugares conhecidos, beber Weizenbier e talvez quem sabe dar uma esticada para algum lugar na Oirrôpa, como os tedescos dizem. O duro como sempre é apresentar o passaporte na imigração de qualquer país, dizer que sou brasileiro, com essa cara de japonês; mas que moro no Japão; e trabalho numa empresa alemã no Japão. O policial alemão me deixou entrar, mas ficou com uma cara...

O tempo aqui esta menos gelado do que eu esperava. Mínima de 4 graus, so um pouco mais frio do que em Yokohama.

E já topei com um tipo estranho aqui. O taxista que me pegou no aeroporto era o sr. Fahir, um paquistanês que dirige em Frankfurt como se estivesse em Islamabad, e falava inglês misturado com alemão. E ainda dizia que a Benazir Bhutto foi morta por causa dela mesma (?), pena que ele não conseguiu explicar direito...

domingo, janeiro 06, 2008

2008, o ano do Rato

No horóscopo aqui 2008 é o ano regido pelo rato. Consta que o roedor foi o primeiro animal a chegar na convocação de Buda, na lenda dos 12 animais eleitos. Desde criança ouvi dizer que ele foi em cima do boi, e pulou na frente na última hora. Esperto, o bicho.

Para ilustrar o post, o impagável Níquel Náusea, do Fernando Gonsales, que eu lia muito na Folha de S.Paulo.

2008 também é o ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Fato deveras importante, afinal faz parte da história de minha família. Este ano promete, muitos eventos estão agendados no Brasil e aqui no Japão também. Vamos ver se consigo atender a alguns. E, claro, quero ver que tipo de repercussão terá o evento aqui no Japão. Um bom 2008 a todos, kotoshimo yoroshiku!