segunda-feira, outubro 22, 2007

Death of a President

Neste fim de semana estreou aqui em terras japônicas o filme britânico Death of a President - aquele que mostra os acontecimentos passados após o assassinato de George W. Bush (!), baleado na saída de um discurso em Chicago (trailer aqui).

Fiquei muito animado em ver o filme, devido ao grande hype que se criou em torno dele. Redes como Cinemark e Regal se recusaram a exibi-lo na América, e a CNN se negou a veicular comerciais da película. É aquela história, o que é proibido é mais gostoso né. Parece que no Brasil também acabou sendo boicotado pelas distribuidoras, confere?

Se o roteiro é apelativo? Sim, muito. Mas o que dizer do nome que a distribuidora queria colocar no filme aqui no Japão e a censura reprovou? Eles queriam chamá-lo de Bush Ansatsu (Assassinato de Bush). Mais apelativo ainda, é mole?

O roteiro segue ritmo de documentário, com entrevistas fictícias mas com embasamento em fatos reais. E claro, com críticas duras à política externa estadounidense. E olha que assistindo dá até uma pena do Bush, coitado.

Em tempo, assistimos no cinema Toho Kawasaki, onde se pode acumular "milhas" a cada filme, e trocar por produtos ou ingressos. Além disso, é possível comprar ingressos pela internet, escolhendo o assento preferido através de um mapinha da sala de projeção. Em Hiroshima não tinha essa modernidade toda... Ah, os banheiros e corredores têm arquitetura futurística, parecendo ter saído de um filme de ficção científica. Um barato.

Extra! Extra! Extra!

Olha só quem está blogando... Já havia até pendurado no blogroll aí do lado, é o blog do amigo Afonso.

Que virou editor-chefe, quem diria. É, ele sempre dizia que gostaria de um dia ser como Clark Kent, alguma coisa assim. Quem sabe acaba ganhando o Pulitzer!

The Gaijin Shimbun, este é o nome do blog-jornal. Não dá pra não ler.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Toyota, Jorge Ben Jor, Mazda, Capoeira

O que teria a ver Toyota e Jorge Ben Jor? Como se não bastasse ouvirmos direto bossa nova nos cafés mais descolados e nas livrarias da moda em todo o Japão, agora ouvimos um pouco de samba-rock nos comerciais da nova SUV Toyota Vanguard aqui na televisão. Levei um baita susto quando vi pela primeira vez, achei que era mesmo algo familiar.



Só pra associar a música com a pessoa, aqui uma apresentação do Jorge Ben com seu Taj Mahal, em um show em Paris.



E isso me lembra de outros comerciais, super populares, que são o da Mazda e seu mote "zoom-zoom". Trata-se, acredite se quiser, de versão japonesa da canção de capoeira "zum, zum, zum, capoeira mata um".
Duvida? Veja os vídeos, ouça as músicas!


Oktoberfest em... Yokohama!



Willkommen zum Oktoberfest! Bem vindo à Oktoberfest de Yokohama, e kanpai!

A festa germânica devotada à cerveja que ocorre no Akarenga-Soko termina nesta segunda-feira, feriadão aqui. Fui lá dar uma conferida básica, e fiquei bastante satisfeito com o que vi. E ainda aumentei minha coleção particular, pois estive nas Oktoberfesten (será que é assim que se faz o plural?) de Munique e de Blumenau também...

Algumas marcas bávaras estavam representadas lá, como a Franziskaner, Erdinger e Spaten, com suas cervejas de trigo (Weissbier) e também as Pilsener. Importaram até alguns alemães legítimos para operar as máquinas do líquido dourado, veja só.


Uma banda de Munique também foi trazida pro Nihon, fazendo o pessoal delirar. Eins, Zwei, Drei, G'Suffa!

sábado, outubro 06, 2007

GP Fuji 2007: Honda e sua história


Vi este painel do stand da Honda e deu até vontade de cantar "Eeu sou brasileeiro, com muito orguulho..."

Afinal, nele estão: a mítica Canon-Williams-Honda 6 de Piquet de 86 (conhecida como Red Five por causa do Mansell), com a qual venceu seu suado terceiro título em 87; a Lotus-Honda de Senna (marcante pela primeira vitória em Mônaco, 87); e a lendária McLaren MP4/4 Honda, do primeiro título de Senna em 88. Ô tempo bom, viu...

Claro que os Hondas 2006 e 2007 de Barrichello também aparecem.

E acho um tesão esses charutinhos da Honda dos anos 60, ainda vou comprar alguma miniatura deles.

GP Fuji 2007: Hami e Aronso


Hami é como os japoneses chamam Lewis Hamilton, o neguinho sensação da temporada. Aronso é o Fernando Alonso, respeitadíssimo por seus dois títulos ganhos em cima do Schumacher.

Eu imaginava que Hami, o novato inexperiente, iria rodar no caos que estava o GP, devido à forte chuva. Puro engano. Pouco antes da curva Bridgestone, praticamente todos os pilotos sofriam e davam uma escorregada; mas apenas Nano Alonso, o bicampeão, rodou, chocando a traseira de sua McLaren na barreira de pneus e destruindo suas esperanças de ultrapassar o jovem inglês.

Na foto acho que dá até pra imaginar Hami dando risadas dentro de seu capacete, olhando o carro do companheiro fora de combate...

GP Fuji 2007: a personagem

Uma das personagens principais nesta corrida foi o safety car - este sexy cupê Mercedes CLK 63 AMG. Ficou mais de 20 voltas definindo o ritmo da corrida.

Pela TV, não imaginava que ele andasse tão rápido. Ao vivo, vi que o piloto do carrinho também tem que ter braço, ele andava muuito. Ainda mais na aguaceira (até tem que ser desta forma pois pneus e freios dos bólidos são projetados para ter o desempenho ótimo em altas temperaturas).

sexta-feira, outubro 05, 2007

GP do Japão de F1 - 2007

Pois é, depois de uma longa espera fui ao GP do Japão, no renovado circuito do Monte Fuji.

O autódromo foi utilizado pela última vez na F1 em 1976, e foi histórico, foi o que marcou a cisão entre Niki Lauda e a Ferrari e foi a única ocasião em que um piloto estreante fez a volta mais rápida - Masahiro Hasemi com seu possante bólido Kojima. Hoje, reformado pelo Hr. Tilke, é caracterizado por ter a mais larga e longa reta da F1, além de uma parte mista desafiadora.

Valeu a pena, apesar de até agora estar meio gripado e com os ouvidos doendo (ô barulheira infernal e deliciosa). Choveu no sábado e no domingo, repentinamente, depois de uma semana de tempo bom. E ainda baixou uma neblina daquelas.

Comprei ingressos para o setor "livre", que seria a "geral" em um estádio de futebol. Valeu a pena! Deu para transitar entre os vários gramados, barrancos e beiradas das retas (é sério!). E ainda, tirando uma casquinha de vários telões montados para as arquibancadas.

Foto de sábado, repare no disco de freio traseiro da BMW do Kubica - incandescente, devido à alta solicitação na freada forte antes da curva Bridgestone. O disco está de 650 a 700 graus Celsius nesse momento (!).


Na corrida pudemos testemunhar momentos que nem foram captados pela TV, como um dos muitos "brake tests" que o sacaninha do Hamilton aplicou no Alonso.


Vimos também a rodada e batida do Alonso, bem na nossa frente, coitado. Quase que o Barrichello atropelou alguns fiscais que estavam varrendo os detritos da McLaren 1 na pista!

Falando no Rubinho, aí vai uma foto do stand da Honda, em que ele e Button apareceram - aliás o Button, ao lado do Sato, é o galã para as garotas aqui, elas foram à loucura quando o inglês falou konnichiwa.


Por fim, vale mencionar a organização japonesa na hora da saída, que apesar de impecável, não evitou as filas e demora na evacuação do povo. Levei umas boas 5 horas só pra chegar em casa no sábado....

Ah, e sorry rapaziada, devido ao frio, as race queens e as pit girls estavam todas de agasalho de frio. Não tirei fotos das garotas, fica pro ano que vem :-P

CEATEC 2007

Está rolando até este sábado o CEATEC, uma mega-exposição de tecnologia em Chiba, a leste de Tóquio. Consta que é a maior da Ásia. Gostaria até de dar um pulinho lá mas não foi possível - preciso de mais tempo!

Pelo que parece, as estrelas este ano são as novas TVs hiper-finas que vão pintar nas lojas em breve. Vi pela net alguns brinquedos de babar.

Por exemplo, a nova TV Sony XEL-1, cuja tela é feita de LED orgânico. A espessura da bagaça: 3mm, o mesmo que uma moeda! Esta sim dá pra pendurar em qualquer parede aqui.

foto: Mainichi Daily News

Outra TV que é um show é a da Sharp, um pouco mais "grossa", 29mm, mas com tela de 52 polegadas (!) e com definição 150% superior às atuais. E com o diferencial de funcionar com um sistema de "pop-up", emergindo gloriosamente de um painel que encaixaria direitinho na parede ao lado de minha cama. Faria bonito lá em casa viu...

Unplugged

Este blog esteve um tempão de férias. E agora estamos em definitivo (como diz o Galvão) direto do novo apartamento, em Yokohama.
Vamos tentar voltar à rotina neste espaço.