quinta-feira, novembro 30, 2006

De volta pra casa

Ufa, finalmente, chega de Oirrôpa. Lar, doce lar, de volta a Hiroshima.

Que alegria, rever a esposa, os amigos e a comidinha de casa. E também meu carro com o pára-choque traseiro "estampado", obra da Silvia... é a vida né.

Revi também meu amigo Minutti, que disse que perdi os jogos do Mundial de Vôlei - esta fase está ocorrendo em Hiroshima, no Green Arena. Ele disse que domingo foi a maior festa (Brasil contra República Tcheca), a Globo filmou a galera toda, "aparecemos no Fantástico, no Globo Esporte e tudo", comemorou ele.

Puxa vida, que azar. Bem que eu queria levar também um cartaz "Filma nóis Galvão"...

segunda-feira, novembro 27, 2006

sido - Straßenjunge

Para quem nunca ouviu rap cantado em alemão, esse é o clipe de Strassenjunge, dos guetos de Berlim.

sido é o rapper mais famoso na Alemanha hoje. O cara vive com uma máscara de caveira cromada.

Aliás sido na verdade é uma sigla, que inicialmente tinha o singelo significado de "Scheiße in Dein Ohr", ou seja, shit nos seus ouvidos... Hoje eles mudaram o significado para "super-intelligentes Drogenopfer", "vítima das drogas super inteligente".

Sim, isto é evolução.

Contrabando

Não, não, esta foto não é de nenhuma gôndola de supermercado. É a foto da minha própria mala, com encomendas pro pessoal do Japão.


Tem uma amiga que pediu sopas e mais sopas da Knorr, disse que só vendem aqui na Alemanha, parece. E pela quantidade que ela pediu, acho que vai ter sopa pro ano inteiro viu.

Tomara que não me prendam na alfândega por contrabando de sopas de legumes!

O novo Audi TT

Na Alemanha você encontra qualquer tipo de carro estacionado na rua: Bentleys, Lamborghinis, BMWs, Mercedes... sem nenhum problema com flanelinhas ou coisa que o valha.

Mas este aqui me chamou a atenção. Não é à toa que o novo Audi TT foi eleito o carro mais bonito do mundo pela revista alemã Auto Bild.


Conseguiram deixar o carro mais bonito do que era, coisa do Walter de Silva, o chefe do departamento de design da Audi que veio da Seat, parece. E que apesar do nome brasileiro, é italiano, vejam só.

E o barato é que tirei a foto da caranga bem quando um guarda estava colocando uma multa nele (aquele papelzinho azul no pára-brisa). E não é que o guarda tinha a cara do Papai Noel!?

HO HO HO!

sábado, novembro 25, 2006

Glühwein

A bebida favorita no Weihnachtsmarkt é o Glühwein, que é como o nosso vinho quente do Brasil. Na foto, dá pra ver os panelões com o vinho. Cada panela com vinho misturado com uma fruta diferente. Muito bom.


Mas o que me chocou foi a Heisse Caipirinha (caipirinha quente), que é muito vendida também. A caipirinha é muito popular na Alemanha. Também é chamada simplesmente de "caipi". Só que os alemães preparam com açúcar mascavo e com gelo picado. Até aí tudo bem. Mas como assim, quente??!
Socorro, alemanizaram a caipirinha, como diria o Simão.

Weihnachtsmarkt 2006

Começou o Weihnachtsmarkt, ou Feira de Natal aqui em Frankfurt.
As ruas no centro da cidade são todas enfeitadas, e várias barracas para receber o pessoal são montadas. Podia ser assim no ano inteiro!
Muita comida, muita bebida e animação... nossa, isso aqui é Alemanha?
Engraçado que no Brasil sempre comemoramos o Natal no calor, geralmente na praia... E as Festas Juninas é que são no frio. Tudo ao contrário.


Artesanato em madeira, tradicional da Deutschlândia.

Como não poderia faltar, salsicha é claro. nham.


quinta-feira, novembro 23, 2006

Só podia ser no Japão

Hehe, no caminho para Frankfurt conheci no aeroporto de Narita uma das invenções mais úteis do Japón. É a máquina de cerveja do Sakura Lounge da JAL. Você coloca seu copo tulipa na máquina, e ela faz o resto: inclina o copo para não fazer espuma, depois vai ajeitando e por fim completa com o creme. Fiz até um filminho, olha que show de bola.

Kebap

Mas o prato de rua que mais rivaliza com a salsicha Wurst aqui é o doner kebap, devido à grande comunidade turca na Alemanha. É também a carne de cordeiro servida em sanduíche com pão tipo sírio. Eles vendem muito também uma "pizza enrolada" com essa carne, chama-se lahmacun. nham.


No restaurante turco o atendente ficou me chamando de "japô, japô". O que suponho que signifique algo como japa, japoronga, na língua dele. Maledeto.

Engraçado que é muito parecido com o gyros grego, e olha que os dois povos são inimigos mortais. Conheço um grego que borbulha de raiva quando se fala de turcos... Pelo menos no paladar eles devem se entender né.

Churrasquinho grego

Ontem comi um belo prato de "gyros", que é uma comida grega - sim, é o nosso conhecido "churrasquinho grego"! Só que ao invés de carne bovina de terceira que é o usado no Largo do Patriarca, usa-se carne de cordeiro (apesar do prato em forma de porquinho do restaurante).
Fora o acompanhamento de salada e tudo o mais.



No restaurante greco-alemão em que comi essa iguaria, a garçonete ainda avisou: esta é a noite do gyros, então você pode comer à vontade. Quando acabar este, pode pedir outro. Outro? Como assim!?

quarta-feira, novembro 22, 2006

Juli - Dieses Leben

A música que está tocando direto aqui é a Dieses Leben, da banda de rock/pop Juli. É do novo álbum deles, Ein Neuer Tag.

Essa banda é de Giessen, uma cidade aqui pertinho.

O vídeo parece algo tipo tendência-suicida, mas combina com a letra da música que fala algo sobre superação. Achei legal.

Sopa de letrinhas


Genial a campanha de marketing da VGF.
A VGF (VerkehrsGesellschaft Frankfurt am Main) é a empresa de transporte de Frankfurt. Administra as redes de ônibus, bonde, trem (S-Bahn) e metrô (U-Bahn). Detalhe: o S significa schnell, rápido; e o U significa unter, subterrâneo. O problema é que o U-Bahn é mais rápido que o S-Bahn, e o S-Bahn também é subterrâneo... hihi, coisa de alemão...

Bom, mas voltando ao assunto da campanha. Eles lançaram um serviço de compras de tickets pela internet, e os seguintes sites:



Achei um barato esses sites, facinho de decorar hein... nunca tinha visto sites com nomes tããão longos, essa foi boa.

terça-feira, novembro 21, 2006

Qualquer vaga é vaga


Olha, eu bem que queria ter um carrinho desses pra mim, só pra poder estacionar desse jeito. O pessoal que dirige o Smart pode estacionar de frente nas vagas que não tem problema. É o fim da baliza, que legal.
Na foto aparece um velho Cinquecento que também aderiu a moda e também estacionou desse jeito.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Bockenheim, Frankfurt

Neste fim de semana (ou findis, como diz meu irmão), visitei o antigo bairro em que morei em Frankfurt, em 2004. Chama-se Bockenheim, e é uma espécie de Vila Madalena da cidade.


Artistas, estudantes e imigrantes moram pelas belas ruas do bairro, que ao mesmo tempo mantém o ar de "vila" mesmo, com alguns velhinhos e sua vidinha pacata. A Leipziger Strasse, a principal rua do bairro, tem um charme que é único na cidade. E ainda, opções de bons restaurantes, bares e cafés é o que não falta.


A única má notícia é que descobri que o restaurante italiano que servia a melhor bruschetta do mundo não está mais aqui. Pelo que consta o velho e bom Benito, do restaurante Toscanello, voltou para sua terra natal na ensolarada Sicília.
Grazie e boa sorte Benito!

Maravilhas da tecnologia alemã


Sou fã destas janelas, que acho que são padrão aqui. Parece bobo, mas é muito legal - dependendo do jeito que se vire a alavanca, ela abre de um jeito, bascula para baixo ou para o lado. Todo brasileiro que mexe pela primeira vez nessa janela pensa que quebrou. Inclusive o mané aqui.

Tudo azul

Puxa vida, uma das coisas mais tradicionais aqui eram as cores dos carros da Polizei aqui na Alemanha. Eram verde e branco, assim como a farda. Agora são prata e azul, devido à padronização européia.


Um colega alemão ainda me disse que eles não são pintados, são adesivados com faixas azuis, e são vendidos depois de algum tempo. Caramba, nunca pensei em comprar um carro de polícia usado. Já pensou se fizessem isso no Brasil, perigava vir algum buraco de bala no carro...

domingo, novembro 19, 2006

Frankfurt, Alemanha

Frankfurt continua a mesma, não mudou muito desde quando morei por aqui, em 2004.

Este é o belo centro histórico Römerberg, com a prefeitura e as construções tradicionais Ostzeile...

Alte Oper, a ópera antiga...
Músicos se apresentando no Zeil, a grande Fussgangerzone, ou rua de pedestres. Este era um grupo de soul-jazz de Chicago, veja só.

O skyline à beira do rio Main, com arranha-céus de empresas e bancos. Não é à toa que um dos apelidos de Frankfurt é "Mainhattan".

Titus Thermen

No shopping center há também uma piscina, ou melhor, um senhor complexo aquático. Muito divertido, tem piscina semi-olímpica, jacuzzis, saunas, tobogã, rio artificial...


Ir a uma piscina neste país é uma verdadeira experiência sociológica. Criancinhas alemãzinhas gritando e fazendo algazarra em alemão (caramba, como pode?), senhoras gigantes (todas maiores que eu) e que não depilam as axilas, vovozinhos de 80 anos e piercings. Dá pra fazer um estudo de antropologia aqui.
Se bem que quando um alemão visita a praia de Copacabana ou dá uma passada em Harajuku em Tóquio deve pensar a mesma coisa...

terça-feira, novembro 14, 2006

NordWestZentrum, Frankfurt

Meu hotel aqui fica em um shopping center chamado NordWestZentrum. É bem prático e conveniente, já que tem estações de metrô e de ônibus no shopping, e fica perto do escritório.

O shopping é bonito, possui um teto de vidro o que permite aos alemães fazer compras ao mesmo tempo que tomam sol (no verão é claro). Gozado, no Japão as mulheres fazem de tudo para se cobrir para não tomar sol...

O pessoal está montando a decoração para o Natal, já trouxeram o trono do Papai Noel. Mas percebi que não foram os duendes que o trouxeram, foram uns alemães de uma empresa de eventos. Pelo jeito o bom velhinho deve ter terceirizado esse serviço.

Matando as saudades

Pois é, estou na Alemanha de novo, como é gostoso rever algumas coisas e lugares que já estava acostumado. O estranho é que antes comparava muito a Alemanha com o Brasil, e agora a percepção é outra, comparo a Alemanha com o Japão. Se bem que continua um país esquisito do mesmo jeito né.


Esta é a primeira foto que tirei aqui, foi no aeroporto mesmo. Na promoção do shopping center lá eles sorteiam um carro antigo, olha só que diferente. Uma Mercedes Mirbach 1954, deve ser a vovó da Mercedes E63 Wagon. Será que se no Brasil sorteassem um DKW ou um Gordini a promoção faria sucesso?

Jornada dupla

Caramba, nem tinha percebido que já se passaram 3 semanas desde o último post.
Tô andando muito sem tempo mesmo...

Nas últimas 3 semanas estive levando uma jornada dupla de trabalho, de dia era engenheiro-peão e de noite e fins de semana, era guia turístico/motorista/gourmet, porque meus sogros estavam nos visitando em Hiroshima. Então já viu né, passeios por atrações turísticas e compras em depatos. Teve algumas viagens para Kyoto, Nara e Miyajima - depois penduro algumas fotos aqui...


E olha que o sogrão é pé quente, neste período em que ele esteve no Japão ele viu o time de baseball que ele torce ser campeão do Nihon Series. E olha que o Hokkaido Nippon Ham Fighters já estava numa fila de títulos de nada mais nada menos que 44 anos!

Para complicar mais as coisas, desde a semana passada estou aqui em Frankfurt (!), meu chefe me mandou pra cá para alguns assuntos urgentes. Deixa que eu explico em outro post...